Noticias

publicidade

publicidade

Famílias sobrevivem do trabalho desumano da cata de materiais recicláveis no lixão de Coração de Maria

 


 
O lixão de Coração de Maria localiza-se a cerca de 8 km da sede do município na localidade da Agua Branca no Distrito do Retiro , estima-se que em média 6 pessoas trabalhem no local exercendo atividades de risco, insalubres e perigosas sem nenhum equipamento de segurança e disputando espaço com animais de outras espécies como cachorros e urubus. Infelizmente é comum que o duro trabalho dessas pessoas passem por despercebidos aos olhos da sociedade e principalmente aos olhos dos governantes que pouco fazem para mudar esta triste realidade.
O trabalho de risco nos lixões é uma realidade brasileira e em Coração de Maria  não é diferente. Muitas pessoas trabalham coletando no lixo alimentos para a subsistência, utensílios para venda ou para o uso próprio etc. Esses trabalhadores ficam sujeitos a diversos problemas de saúde, pois mantém contato direto com matérias em decomposição, o que atrai uma porção de germes transmissores de doenças e como, também, ratos, baratas, moscas etc., igualmente perigosos.
Homens e mulheres realizam este trabalho, em virtude da situação de imensa pobreza que estão inseridas e diante da realidade cruel de não ter outras oportunidades de emprego, e o que preocupa é que de fato eles não apresentam perspectivas de mudanças em nossa visita encontramos dona Ângela Batista que vive com o marido e quatro filhos ,tem a esperança de um dia ter sua casa própria e um futuro melhor para meu filho hoje minha filha achou uma boneca no lixo e ficou muito feliz só peco a Deus que nos ajude o preconceito e muito sofremos muitas descriminação com tudo.
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo