Noticias

publicidade

publicidade

Mais de 3,2 mil municípios já têm internet rápida a preços populares

 
 
Mais de 3.200 municípios brasileiros já estão sendo beneficiados pelo acordo celebrado entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia em 2011, para a oferta da banda larga popular. Os dados foram atualizados nesta semana, no site do MiniCom, a partir de informações enviadas pelas empresas.
Das 364 novas localidades atendidas no primeiro trimestre deste ano, a maioria está situada nas regiões Norte e Nordeste do país, as que possuem maior carência de infraestrutura de telecomunicações.
Por meio da parceria entre MiniCom e concessionárias, as teles comercializam pacotes de acesso à web nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL): velocidade de 1 mega a R$ 35 mensais (com impostos). Todos os municípios brasileiros devem ser atendidos pelas operadoras até o fim do próximo ano.
Telebras - Simultaneamente, a Telebras (empresa estatal responsável pela execução do PNBL) também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do país. Para tanto, já construiu mais de 25 mil km de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, as localidades onde ainda não há oferta por parte das concessionárias.
A rede da Telebras chega até a entrada dos municípios. De lá, pequenos e médios provedores captam o sinal e levam a conexão até a casa do cidadão pelo preço do PNBL. A oferta da Telebras e de seus parceiros chega, atualmente, a 268 municípios em 13 Estados, além do Distrito Federal.
Lista das cidades baianas com internet neste sistema. (fonte Ministerio das Comunicaçãoes):
 

 
 
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo