Noticias

publicidade

publicidade

Waldir Pires acredita que manifestações podem dificultar reeleição de Dilma

O ex-ministro da Defesa do Brasil e atual vereador de Salvador, Waldir Pires (PT), discursou sobre o movimento Passe Livre ocorrido em diversas cidades brasileiras do país nos últimos dias. Para ele, o movimento é espontâneo, articulado principalmente via internet e muito diferente dos movimentos estudantis do passado.
  

 “Não há lideranças específicas como anteriormente. Antes, o movimento estudantil, tanto o secundário como o superior, tinham suas principais lideranças plantadas no Colégio da Bahia e eram admiravelmente organizadas. Hoje você não tem experiência disto porque a Ditadura afastou os jovens do processo político. Qualquer movimento ou reunião entre cinco ou mais jovens era repreendido. Qualquer proposta era considerada subversão na neurose armada e estúpida que se viveu naquela época”, disse em entrevista na rádio Tudo FM nesta terça-feira (25). Apesar de o vereador ter se demonstrado um entusiasta dos protestos movidos pelos jovens, ele acredita que a onda de manifestações pode dificultar a reeleição de Dilma em 2014. “Vai ser difícil, mas ela é uma mulher honrada, séria e pronta para essas lutas”, acredita. 
 
Ainda durante a entrevista, que foi regada a outros assuntos da atualidade como, por exemplo, os cinco pactos propostos pela presidente após as manifestações, Waldir Pires respondeu a uma pergunta polêmica que remeteu ao seu passado como ministro. Um dos ouvintes questionou ao vereador se ele não teria visto ‘o mensalão passar’ enquanto estava à frente da Defesa do Brasil. E ele respondeu: 
 
“Não só vi, como lutei junto à Controladoria para que tudo fosse divulgado imediatamente para o público geral. Inclusive, eu fui objeto de mandado de segurança porque quiseram impedir que nós levássemos imediatamente as irregularidades para conhecimento da população toda. Queríamos divulgar os pareceres e as auditorias da CGU quando determinamos a ida do material de imediato para a internet. E posteriormente criamos o Portal da Transparência que qualquer um hoje tem acesso a mais de um bilhão de informações instantâneas e atualizadas. Era o meu propósito e desejo”, finalizou.
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo