Noticias

publicidade

publicidade

Quatro espécies de lagartas estão atacando lavouras em Feira de Santana
As plantações de feijão, milho, leguminosas, bem como a pastagem no distrito de Maria Quitéria foram dizimadas em cerca de 80% por conta da ação de quatro tipos de lagartas, conforme constataram técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos (Seagri), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A visita técnica a propriedades rurais do distrito foi realizada na manhã desta terça-feira, 18. As quatro espécies são conhecidas popularmente como cabeça de ferro, compasso, cartucho e curuquerê, sendo que três atacam o feijão e uma o milho. Os técnicos recolheram amostras de cada uma delas para serem analisadas.
O secretário de Agricultura Ozeny Moraes disse que um entomologista será consultado para orientar os produtores rurais para a melhor forma de agir no combate a praga. “Vamos trazer esse especialista e fazer uma reunião com os agentes distritais, que serão multiplicadores de informações junto aos agricultores”, ressalta.
Ozeny também observou que os produtores rurais que aderiram ao Seguro Garantia Safra terão direito ao benefício caso seja constatado perda superior a 50% nas lavouras. O fiscal da ADAB, Orliz Santana, informou que deverão ser priorizadas ações preventivas para o próximo ano, já que o estágio de comprometimento das lavouras está bastante avançado.
O agrônomo da EBDA, Edivaldo Pacheco, observou que o ataque das lagartas foi maior em plantas menos desenvolvidas, geralmente plantadas muito próximas, “e quando se aplica os defensivos de forma aleatória, aumenta a resistência das lagartas, sem contar os danos que causam as plantas”.
O agricultor Miguel Gomes dos Santos, que reside na localidade Pé de Serra, revelou que a maioria das espécies de lagartas não era comum na região. “A gente só conhecia aqui a lagarta compasso, mas este ano surgiu outros tipos. Já venho usando alguns produtos, mas nenhum vem surtindo efeito. Minha plantação está quase que totalmente perdida”, lamentou.
Fonte: ASCOM (Ordachson Gonçalves)
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo