Noticias

publicidade

publicidade


Prefeito Paim da Farmácia empossa Conselho Tutelar de Coração de Maria.



O Prefeito Municipal de Coração de Maria, Paim da Farmácia (PT) empossou na manhã de terça-feira, 18 de junho de 2013 os novos conselheiros para o Conselho Tutelar de Coração de Maria.


Tomaram posse os titulares e os suplentes. Os titulares são: Edna de Almeida Borges Edivaldo Lima Freitas, Darlan Queiroz Costa, Rosemarcia Santos Rodrigues da Silva e Nilza Souza de Cerqueira.
Paim da Farmácia ressaltou a importância do trabalho do Conselho Tutelar e desejou sucesso ao empossados. “Sabemos das dificuldades que estes conselheiros têm para desempenhar suas funções a frente do Conselho Tutelar, desejo a vocês “Boa Sorte” e podem contar com o apoio da Prefeitura”, disse o prefeito.





O que é Conselho Tutelar e para que serve?
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora) Não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais) É encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Quem são os Conselheiros Tutelares?

São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes.

Não são atribuições do Conselho Tutelar:

a) Busca e apreensão de Crianças, Adolescentes ou pertences dos mesmos; (quem faz isso é o oficial de Justiça, por ordem judicial)
b) Autorização para viajar ou para desfilar. (quem faz é Comissário da Infância e Juventude)

c) Não dá autorização de guarda (quem faz isso é o juiz, através de um advogado que entrará com uma petição para a regularização da guarda ou modificação da mesma).



  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo