Noticias

publicidade

publicidade

Encourados de Pedrão, bravura na luta pela Independência da Bahia

Em 12 de outubro de 1822, Frei Brayner enviou um requerimento ao Conselho Interino de Cachoeira-Bahia, para oferecer os seus serviços à pátria, daí passou a residir em Pedrão. Frei Brayner, confessa no seu requerimento dirigido a Junta de Cachoeira, que ouvindo ler-se à tropa de cavalaria um ofício do Coronel Bento Lopes, no qual não só convocava a tropa de cavalaria como também o povo daquele lugar para aclamar na Vila de Santo Amaro ao Sr. Pedro de Alcântara, Príncipe Regente e Defensor Perpétuo do Brasil, ele imediatamente se oferecera com maior alvoroço de alegria”. Relato do Livro, Pedrão história e estórias, de autoria do poeta pedronense Jorge Galdino.
Heróis da Independência da Bahia, os Encourados de Pedrão, composto pelo Frei Brayner e por mais 39 homens do campo, integraram os voluntários que lutaram pela Independência do Estado. A tropa adotou como uniforme o chapéu de couro com uma chapa de latão oval, ao centro a letra P e acima da letra urna coroa real, a túnica de couro (gibão), da cor que sai do curtume com canhões e gola do mesmo, porém preto; algibeiras com um palmo de comprimento e botão que feche, as quais servirão de patronas.
Jorge Galdino em seu livro ainda menciona como indumentária da cavalaria: Calças de algodão branco: surrão ou saco às costas: clavinas espingardas ou bacamartes: espadas, parnaíbas ou facas grandes e facas pequenas, à cavalo ou de pé, calçado ou descalço, segundo as circunstâncias o exigirem.
O uniforme fora de marcha é mencionado pelo poeta e escritor da seguinte maneira: “Opcionalmente, chapéu branco de copa fabricado artesanalmente, com a mesma chapa; fradeta de algodão de qualquer fazenda azul escuro, com gola e canhões de couro com a mesma cor que saía do curtume, as dragonas eram do mesmo couro da gola e canhões cuja base ficava unida à gola e o seu ápice no fim do ombro, pregado com botão, colete e calças de qualquer tecido de algodão branco”.
No dois de julho o grupo é representado por um batalhão que desfila usando a indumentária que os encourados de Pedrão usaram. A participação deste batalhão é uma maneira de manter viva a história e bravura de gente do povo que a partir que participaram da luta pela independência do nosso estado.
  • Comentar com Google
  • Comentar com Facebook
Item Reviewed: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo